Uma noite histórica: Celebração dos 50 Anos da nossa trajetória
Na última quinta-feira (24/10), vivemos um momento verdadeiramente inesquecível!
saiba mais →Na última quinta-feira (24/10), vivemos um momento verdadeiramente inesquecível!
saiba mais →O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex) deliberou elevar para 25% o imposto de importação de 11 NCMs de aço e estabelecer cotas de volume de importação para esses produtos visando proteger a indústria siderúrgica nacional.
saiba mais →O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por uma margem apertada de 6 votos a 5, que empresas que deixaram de pagar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) desde 2007 não serão sujeitas a multas tributárias punitivas e moratórias.
saiba mais →Desde o início de 2024, empresas em todo o país se veem diante das implicações da Lei 14.789/23, uma legislação que trouxe mudanças significativas nas regras de tributação, incluindo os Juros sobre Capital Próprio (JCP).
saiba mais →O programa Litígio Zero, através do Edital de Transação por Adesão nº 1, de 18 de março de 2024, propõe a realização de transação por adesão de crédito de natureza tributária em contencioso administrativo.
saiba mais →Os Ministros do STJ, por unanimidade, decidiram que as Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) compõem a base de cálculo do ICMS.
saiba mais →O número de pedidos de Recuperação Judicial de produtores rurais pessoas físicas, aumentou mais de 500% em 2023.
saiba mais →O benefício do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), instituído pela Lei nº 14.418/2021, que reduziu à zero as alíquotas de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, será extinto se aprovada a Medida Provisória nº 1.202/23.
saiba mais →Sob o fundamento que a apresentação das certidões negativas “constitui exigência inafastável, cujo desrespeito importará na suspensão da recuperação judicial”
saiba mais →A Comissão de Juristas do Senado Federal acaba de apresentar o relatório final com as propostas de mudança do Código Civil, agendado para votação até 12 de abril de 2024.
saiba mais →O domicílio judicial eletrônico desenvolvido pelo CNJ em parceria com o PNUD e a FENABRAN, tem como objetivo agilizar e centralizar as citações, intimações e demais comunicações de processos encaminhados pelos tribunais de todo o Brasil, destinadas a pessoas jurídicas e físicas através de um endereço judicial virtual.
saiba mais →A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é a ferramenta governamental para acompanhar a evolução patrimonial dos brasileiros e verificar se os contribuintes estão pagando impostos a mais ou a menos que deveriam. Assim, anualmente, os contribuintes devem prestar contas à RFB para informá-la sobre os seus rendimentos durante o último exercício.
saiba mais →CNJ aprova norma para extinguir execuções fiscais de até R$10 mil
saiba mais →Decisão inédita e favorável ao contribuinte, proferida pela 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, para determinar o afastamento da cobrança do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sobre benefício fiscal de ICMS, instituída pela MP 1.185/2023, convertida em Lei 14.789/2023.
saiba mais →Quando uma empresa entra com pedido de RJ, a Lei determina que ela apresente a relação dos credores, que conterá, entre outras informações, o nome do credor, o valor atualizado do crédito e a origem da dívida.
saiba mais →No dia 07/02, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo publicou a regulamentação e o primeiro edital do programa Acordo Paulista, instituído pela Lei Estadual nº 17.843/2023, que visa incentivar a regularização dos contribuintes e aumento de arrecadação.
saiba mais →Os Ministros do STJ decidirão se o contribuinte substituído na cadeia pode creditar os valores que paga ao contribuinte substituto a título de reembolso pelo recolhimento do ICMS-ST na compra de mercadorias para revenda.
saiba mais →Os contribuintes estão conseguindo afastar a incidência de PIS e COFINS sobre os benefícios fiscais de ICMS, por meio de decisões judiciais.
saiba mais →O governo estadual implementará uma medida de ajuda aos contribuintes afetados pelos desastres naturais em outubro, oferecendo a opção de adiar o pagamento do ICMS.
saiba mais →A Lei 14.651/2023 introduziu a possibilidade de recurso administrativo em segunda instância nos casos de perdimento de mercadorias. Isso representa uma melhoria em relação à situação anterior, em que a pena de perdimento era reconhecida em única instância.
saiba mais →MP revoga conceito de subvenção de investimento e cria crédito fiscal sobre incentivos de ICMS
saiba mais →Caso levada a efeito nos exatos termos em que foi aprovada pela Cãmara dos Deputados, a Reforma Tributária teria diversos impactos na economia como um todo, principalmente no setor de serviços. Dentre os principais pontos que merecem atenção, destacam-se:
saiba mais →A Controladoria Jurídica é uma área que une conhecimentos jurídicos e habilidades em gestão, trazendo inúmeros benefícios para os escritórios e departamentos jurídicos. Com ela, é possível alcançar uma gestão mais inteligente, eficaz e orientada para resultados.
saiba mais →A recuperação judicial tem como principal objetivo viabilizar a superação da crise econômico-financeira do devedor, visando à manutenção da atividade empresarial e dos benefícios sociais e econômicos gerados, como: manter e gerar postos de trabalho, circular bens e serviços, gerar riquezas e recolher tributos, importantes também para o custeio da máquina pública.
saiba mais →Registrar uma marca oferece uma série de vantagens e proporciona segurança jurídica para uma empresa ou empreendedor. Ao registrar uma marca, a empresa obtém exclusividade sobre o uso desse sinal distintivo, o que impede que terceiros utilizem ou copiem a marca sem autorização.
saiba mais →A notória complexidade tributária e os altos encargos de conformidade fiscal no Brasil são reconhecidos internacionalmente. Em 2017, um relatório do Banco Mundial classificou o Brasil em 181º lugar entre 187 países avaliados em termos de facilidade tributária. Empresas brasileiras, em média, dedicam 1.958 horas anuais para cumprir suas obrigações tributárias.
saiba mais →A exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS tem gerado debates sobre a possibilidade de restringir créditos da mesma natureza, dentro do sistema não cumulativo destas contribuições.
saiba mais →